Por Velzi Moreschi
Estratégia Feminina!
O perfil da mulher hoje mudou.
.jpg)
Bem! Pelo menos é essa a impressão que guardo em minha memória, o fato é que achei hilário, a mulher estava deixando de ser submissa para ser cômica!?
Sem saber exatamente na época o que era ser mulher no sentido literal e figurado..., sei que saí ás cegas pelo mundo, tateando aqui e ali, examinava, checava e experênciava tudo que estivesse relacinado à mulher.
Foi como montar um mosaico, encontrei muita informação sobre a mãe, a fêmea, sobre a religiosa encotrei até hierarquia das Santas às devotas, sobre a avó, a filha, a esposa a irmã, enfim tudo sobre os personagens relacionados a imagem do feminino...
... porém, e sobre a mulher em essência, aquela que anima todos esses personagens, a mulher como um todo!?...
Encontrei somente um grande vazio, um vazio que doia e que coincidia com o grande vazio em que me encontrava. Na época não me conformava com esses perfis da mulher.
Algo em meu coração estava inquieto me dizendo que havia algo a mais nas entre linhas de tudo isso e eu tinha que saber o que era.
Na busca das respostas para mim mesma, inicie uma jornada que durou 43 anos, nesse período vi e vivi uma experiência impar e hoje aos 53 anos me sento à frente de um computador e escrevo detalhadamente sobre a Estratégia Feminina.
O perfil da mulher hoje.
O Perfil da mulher no mundo mudou, mudou de tal forma que os personagens femininos dasproduções cinematogra´ficas, principalmente as Hollywoodianas estão exigindo das atrizes bem mais do que aprência e arte cênica. Personagens como Lara Croft, Electra entre outras heroínas que conquistaram as telas e ao publico tanto masculino como feminino são a aprova de que não é só a mulher que mudou a sua performance e expressão como também, a preferência do mundo que está chegando em relação a ela.
E o por que disso?
Porquê a mulher guerreira até então adormecida sob as “doces donzelas medievais” em seus bastidores de bordados às mãos está despertando do profundo sono induzido pelo machismo patriarcal.
A mulher em essência emerge hoje com toda a força feminina, a força que só a mulher possui.
Pouco –a – pouca, uma aqui, outra ali, começam a surgir as mulheres que se empenham a se auto desenvolverem e prol de manifestar neste mundo todo o seu esplendor, que funde numa só todos os personagens a ela relacionados e como produto final começam a surgir as primeiras mulheres estrategistas.
Não que elas já não tenham existido, há algumas que entraram para a história do mundo e constam do livro da vida como raras e excepcionais mulheres que venceram o preconceito e tornaram lendárias como a Joana D’arc na França e Mulan na China.
Será que o mundo mudou?
Será que os universos, masculino e feminino mudaram ou a mulher está mudando?
Até então a força de ação é masculina, guerreiros e estrategistas fazem parte do mundo destinado apenas aos homens e ao mercado profissional masculino.
“ O mundo dos negócios” ao qual a mulher hoje ocupa o mesmo espaço de igual para igual. Será?
No Japão hoje, a mulher exerce o mesmo trabalho que um homem e ganha a metade do salário por ser mulher.
No ocidente a mulher hoje ocupa cadeiras políticas, cargos de liderança nas empresas algumas até as presidem porém, muitas ainda sob o complexo de Cinderela, continuam adormecidas às estratégias do mercado internacional predominantemente masculino por negarem a desenvolverem sua força e auto aperfeiçoamento através da arte da esgrima aponto de nem considerarem relevante tal discussão por considerarem tais praticas recursos de bárbaros medievais.
Infelizmente, enquanto houver essa visão sobre a forma e os meios pelos quais é possível manifestar o feminino em toda a sua plenitude, enquanto as mulheres só cuidarem da aparência sem cultivar a essência e só se prepararem apenas intelectualmente para o mercado de trabalho desconhecendo a sua própria natureza como um todo sem desenvolvê-la, continuarão, à visão masculina, sendo apenas as donzelas rebeldes.
Velzi Moreschi
11 anos campeã invicta de Esgrima Tradicional Chinesa.
Praticante de Esgrima tradicional Japonesa é estudiosa das estratégias militares Chinesa e Japonesa há mais de 25 anos.
http://www.youtube.com/watch?v=n-Jf4GP8xY4
Nenhum comentário:
Postar um comentário